quinta-feira, 15 de novembro de 2012

HISTÓRIA E LITERATURA: Traição na História



Por definição, traição pressupõe falta de confiança. Segundo o dicionário Houaiss, traição é o “ato ou efeito de trair(-se)”

E divide a acepção em 3:

1. quebra da fidelidade prometida e empenhada por meio de ato pérfido; aleivosia, deslealdade, perfídia; 

2. crime cometido pelo cidadão que, perfidamente, pratica ato que atenta contra a segurança da pátria ou a estabilidade de suas instituições; 

3. infidelidade no amor.

Vamos fugir um pouquinho do assunto sexo para falar de traição em geral, as que marcaram para sempre a história da humanidade.


Caim e Abel no antigo testamento

Esse é considerado o primeiro assassinato da história da humanidade. Caim era lavrador da terra e Abel, pastor. Ambos eram filhos de Adão e Eva. Os irmãos, então, apresentaram ofertas a deus: o primeiro deu frutas e o segundo, uma ovelha. Deus gostou da oferta de Abel e rejeitou a de Caim. ¬¬
Caim, ciumento e arrogante, matou o irmão Abel e jamais se mostrou arrependido do seu feito e foi condenado a não ter mais terra e a viver errante pelo resto dos seus dias...


Judas e Jesus no novo testamento

Judas era um dos 12 apóstolos de Cristo, mais precisamente o que cuidava do dinheiro e era meio mercenário (quem noonca???). Ele entregou Jesus, seu amigo íntimo, para o exército romano por 30 moedas de prata (esse era o preço de um escravo). O sinal combinado com os romanos foi um beijo no rosto. A Superinteressante faz um comentário interessante sobre essa traição: “A ironia é que a maior traição de todas talvez tenha sido, na verdade, a maior prova de amizade: ao trair Jesus, Judas teria sido o único apóstolo a ajudá-lo a cumprir com seu destino”.
 

César e Brutus

Marco Júnio Bruto, na guerra pela conquista da colônia de Marselha (claro que na época ainda não se chamava assim, mas Massilia), que era entrada estratégica para a Hispânia, guerreou do lado de Pompeu e contra Júlio César. 

Mas, uma vez terminada a guerra, Júlio César, retornando a Roma como imperador, o perdoou, tornando-o procônsul da Gália Cisalpina e depois pretor. Viraram amiguinhos e César até adotou Marco como filho. Até que o traíra se juntou com mais uns senadores revoltados e organizou uma conspiração contra César, matando-o a punhaladas em frente à estátua de Pompeu, no Senado. Facada dupla!


Juanita Castro

A Irmã de Fidel Castro foi bem ativa na Revolução Cubana nos anos 50, mas logo se desiludiu com a maneira como o irmão conduziu o comunismo em Cuba e como desapropriaram as propriedades da própria família impondo uma reforma agrária. Assim, em 1964 foi abordada pela CIA e começou a colaborar com os EUA repassando informações sobre os irmãos Fidel e Raúl.


NO BRASIL

Silvério e Tiradentes

Às vésperas da Inconfidência Mineira, na qual cidadãos revoltados com os impostos praticados pela Real Fazenda de Portugal, revolução de cunho separatista que visava a instauração da República back no século XVIII. Só que o mané Joaquim Silvério dos Reis, em troca de que sua dívidas fossem perdoadas por Portugal, delatou os amigos em 1789 e mandou os inconfidentes para a forca. Entre eles, Tiradentes.


Domingos Fernandes Calabar

No século XVII, nasceu na capitania de Pernambuco e auxiliou o exército português (Portugal estava sob domínio espanhol nessa época) contra os Holandeses que queriam conquistar a região. Mas em 1632, por motivos misteriosos, “muda de lado”, passando a guerrear pelos holandeses, ajudando-os a conquistar muito mais territórios por conhecer bem o território. Lutou contra a portuguesada, então é um traíra legal!


Luis Carlos Prestes

Também há várias histórias de “traições” políticas no Brasil em tempos mais próximos do nosso entendimento. Luis Carlos Prestes, após ver o partido que ele mesmo criou sendo declarado ilegal pelo Governo Vargas, após ter sido preso, exilado e ter visto sua mulher grávida ser entregue para os nazistas e morrer num campo de concentração na Alemanha, aceita apoiar Getúlio Vargas na sua campanha para a Presidência em 1950. Seriously??




Lula

Lula fazer campanha para o Eduardo Paes na campanha para as eleições de 2012 é uma coisa que choca a minha ingenuidade... Mas para quem se aliou ao Sarney e ao Collor, já era de se esperar, né? Acho que o mensalão é uma consequência de como os políticos abrem facilmente mão dos seus ideais em prol do poder. Por outro lado, se nada disso tivesse acontecido, como teria sido? Teríamos tido um governo melhor nesses 8 anos? Duvideodó.




Fontes 

Um comentário:

  1. Traição de qualquer forma é ruim, mas após estas traições acabamos historicamente por criar situações e mártires de uma forma que tentamos não repetir os erros que ocasionaram o primeiro fato, da traição.
    O ser humano, por natureza, é fraco e ganancioso, disso decorrem todas essas traições.

    ResponderExcluir